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Ambiente de Desenvolvimento para o sistema Android. |
A história do Android começou em outubro
de 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia, quando Andy Rubin, Rich Miner,
Nick Sears e Chris White fundaram a Android, Inc. A empresa desenvolvia
sistemas operacionais para celulares, mas todos os projetos eram secretos.
Quase dois anos depois, em agosto de 2005, a Google anunciou a compra da
Android, Inc. Esse foi um dos primeiros passos da empresa em direção ao mercado
de softwares para dispositivos móveis.
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Imagem 1: Primeiro aparelho android disponível comercialmente - HTC Dream |
O
primeiro aparelho Android, o HTC Dream G1, foi lançado no dia 22
de outubro de 2008. Ele possuía funcionalidades bastante avançadas para a
época, como a janela de notificações, a integração profunda com o Gmail e o uma
central para download de aplicativos: o Android Market. A versão 1.5 do Android
foi liberada pela Google em abril de 2009, com o nome de Cupcake. Estavam entre
as novidades do sistema operacional: o teclado virtual, os aplicativos de
terceiros (milhares de apps criados por desenvolvedores), integração com o
Youtube e capacidade de realizar os comandos copiar e colar. Atualmente a
versão mais recente desse sistema é o Android P (Pie, ou Android
9), embora já tenha do Android Q Beta (19/08/2019)
Atualmente
existe diversas maneiras de criar aplicativos capazes de funcionar no sistema
Android. Nesse post, apresentarei apenas a forma puramente nativa e, digamos,
oficial de desenvolver aplicativos android.
Até
pouco tempo atrás a linguagem de programação oficial para esse sistema era o
Java. No entanto, em 2017 no Google I/O 17, foi anunciado pelos engenheiros do
Google Android que a Kotlin seria a nova linguagem oficial da plataforma. Isso
não significa, contudo, que Java foi esquecido e não mais seria possível
desenvolver aplicativos em Java. Por ser completamente compatível e interoperável com Java,
Kotlin permite que bibliotecas construídas usando Java sejam utilizadas em
projetos.
Uma outra
possibilidade para o desenvolvimento de aplicações para o sistema Android é o
C/C++. A vantagem disso é muito grande, uma vez que será possível utilizar
códigos já feitos em C/C++ e aproveitar no sistema Android, o poder de
gerenciamento de memória do C/C++, as bibliotecas de gráficos como OpenGL,
ocultar o código e muito mais. Essa comunicação entre o Java e o C/C++ é
chamado de JNI (Java Native Interface), com essa interface é possível realizar
chamadas de métodos, instanciar classes do Java via C/C++.
OK, mas por
onde e de que forma eu tenho acesso a isso tudo?(!) A Google fornece um
ambiente completo para o desenvolvimento de aplicações para o sistema Android,
chamada de Android Studio, com diversos atalhos e ferramentas para aumentar a
produtividade ao construir aplicativos seja em Java (não mais oficial) e C/C++,
seja em Kotlin e C/C++, e até mesmo apenas em C/C++ uma vez que você pode
instanciar classes, chamar e criar métodos.
Parabéns pelo artigo! O Android Studio é de fato uma ferramenta que os desenvolvedores precisam conhecer.
ResponderExcluirNa sua opinião, qual o motivo pelo qual o Java foi substituído como linguagem oficial? E quais vantagens o Kotlin nessa categoria oferece em relação ao Java?
Opa, obrigado por participar! :D . Uma das melhores ideias que Google teve foi substituir Java pelo Kotlin. Essa nova linguagem é tudo que faltava no Java: simplicidade, escrever menos para coisas simples (como Getters e Setters), Null Safety (problema muito comum para desenvolvedores Java, NullPointerExeception), inferência de tipos ou você mesmo definir o tipo da variável e outras várias coisas que fazem com que kotlin seja muito superior ao Java, pelo menos no Desenvolvimento Android.
ExcluirJunto desses benefícios todos, ainda tem a completa compatibilidade e interoperabilidade com bibliotecas e códigos Java. Isso significa que bibliotecas construídas em Java são compatíveis com Kotlin.
Sobre o Android Studio, ele é intuitivo ou é mais para programadores avançados?
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