Desenvolvimento Web |
Desenvolver
ou programar para web é um termo criado para profissionais que trabalham com a
criação de páginas ou sites para internet. As páginas da internet são escritas
em linguagens como HTML, JavaScript e CSS, e podem conter textos, imagens ou
vídeos. Além das páginas simples, o programador poderá desenvolver páginas
dinâmicas e interativas. A criação dessas últimas são mais trabalhosas e requer
um certo nível de experiência na área. Mas são páginas que contém recursos
avançados como serviços de compra online, redes sociais, visualizações
dinâmicas, etc.
Programação ao lado do Cliente (Client-side)
Quando o
programador desenvolve para o lado cliente, ele utiliza determinadas linguagens
que são capazes de rodar no computador do usuário, que poderá ver o código
facilmente quando procurar pelo código-fonte de uma página da internet. Essas
linguagens podem ser:
- HTML - apesar do termo HTML ser estudado em um site sobre programação, o HTML não faz parte das Linguagens de Programação, mas é um Linguagem de Marcação para Hipertexto, utilizada para a criação de páginas da internet, formulários, documentos com textos, imagens e vídeos, etc.
- XHTML ( eXtensible HyperText Markup Language ) – é uma reformulação da linguagem de marcação HTML, baseada em XML. Combina as tags de marcação HTML com regras da XML.
- XML - eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela World Wide Web Consortium (W3C) para construção de documentos organizados e integrados a outras linguagens. São linguagens baseadas em XML, o XHTML, SVG, MathML, etc.
- CSS - significa Cascading Style Sheets (Folha de Estilo em Cascata). é um documento responsável por padronizar ou estilizar um site.
- JavaScript - é
uma linguagem de programação orientada a objetos capaz
de trazer interatividade às páginas da internetDentre outras linguagens...Com tantas linguagens para o desenvolvimento web, faz-se necessário o uso de editores de texto focados em programação para maior produtividade, neste post temos alguns editores específicos para programação junto de uma breve descrição de cada ( Editores de texto ) . Além daqueles apresentados no post recomendado, há também ambientes integrados de desenvolvimento voltados para exclusivamente para o desenvolvimento web, o WebStorm, da Jetbrains.
Imagem 1: IDE WebStorm para desenvolvimento web WebStorm é uma IDE completa para aqueles que buscam se aprofundar no desenvolvimento web, pois ela dá total suporte para as linguagens de marcação, para JavasScript, TypeScript, Vue.js (feature da mais recente atualização), Node.js ( lado do servidor, será explicado no próximo post), Angular e também para alguns frameworks para desenvolvimento mobile híbrido que faz uso de diversas características, como Ionic, Cordova e React Native.
REFERÊNCIAShttps://www.jetbrains.com/webstorm/ . Acesso em 19 de Agosto de 2019http://www.programador.com.br/desenvolvimento-web.html . Acesso em 19 de Agosto de 2019
Gostei bastante do texto, agora tem alguma outra IDE como a webstorm que focada em desenvolvimento web??
ResponderExcluirPaga, tem o PHPStorm e o Komodo IDE. Gratuitas, tem o NetBeans e o Eclipse.
ExcluirAlém do JavaScript, existem outras alternativas de linguagens de programação que tragam interatividade as páginas da internet?
ResponderExcluirAgradeço a participação! Podemos dizer que sim, porque apenas com HTML e CSS você consegue dar alguma interatividade à sua página, mas não resulta em código muito legível pois necessita algumas "gambiarras". O que você poderia estar fazendo é utilizar alguns frameworks baseado em JavaScript, como AngularJS, JQuery, Vue.JS, para substituir o JavaScript propriamente dito.
ExcluirO "Client-side" é o foco do programador Front-End? Se sim, então é a parte centralizada na interface que o usuário visualiza para que funcione como forma de manipular o que "usuário" não precisa saber o que está sendo feito por "trás" para que se utilize das ferramentas dos sites. E, nessa lógica, funciona como um "sistema operacional" paradigmizado para a web?
ResponderExcluirObrigado por participar e colaborar com nosso blog! Para a primeira pergunta a resposta é Sim. Para a segunda, achei interessante a analogia com um sistema operacional, pois se prestarmos atenção o SO também tem o equivalente ao front-end, portanto, eu diria que Sim para a segunda pergunta.
ExcluirNa sua opinião seria o Webstorm a melhor IDE em comparação a outras com proposta parecida? Ótimo post realmente esclarecedor.
ResponderExcluirObrigado por participar e colaborar com nosso blog! Sim, não só porque gosto do design e do estilo das IDEs da Jetbrains como também porque o WebStorm é focado no desenvolvimento Web enquanto as outras alternativas grátis (Netbeans, Eclipse) não são tão focadas no desenvolvimento web quanto o WebStorm.
ExcluirObrigado, por responder. Uma outra coisa, quando é apertada a tecla F12 numa página do navegador aparece o código de uma linguagem para Web [Geralemnete html]. Nesse local, o código é para a Interface apenas?
ResponderExcluirIsso. F12 mostra tudo que se refere ao front-end: HTML, CSS e JS. E tudo isso é o código de tudo que você consegue ver na página.
ExcluirBoa tarde. Vale ressaltar também que o Webstorm, por ser mais completo, requer uma máquina mais potente, até por isso para iniciantes na área de Web, recomenda-se usar o Sublime Text, por ser mais leve, mais facil de mexer, e visualmente simples. Contudo, como citado no artigo, o Webstorm é realmente mais completo e da suporte para mais linguagens.
ResponderExcluirBoa tarde, obrigado por participar! Sim, concordo. Mas computadores com 1gb-2gb de RAM já conseguem rodar tranquilamente o WebStorm. Mesmo sendo uma IDE completa, o WebStorm não é pesado. De qualquer forma, Sublime Text ainda é mais leve do que essa IDE.
ExcluirMuito interessante. Pergunta sobre as linguagens... Dentre as linguagens citadas qual a mais utilizada por programadores ?
ResponderExcluirHTML, CSS e JavaScript.
ExcluirMesmo não sendo considerada uma linguagem, o HTML é mais funcional que, por exemplo, o Java script?
ResponderExcluir