Editores de Texto
Desde o princípio racional o ser humano buscou formas de propagar seus pensamentos em outras palavras a necessidade de se comunicar entre outros indivíduos fez o homem racional desenvolver métodos como desenhos nas paredes usando tinta vermelha das frutas ou talvez sangue de animais fruto da caça, ao passar dos anos a forma de como se comunicar foi evoluindo e a primeira forma de escrita surgiu na antiga Mesopotâmia por volta de 4.000 a.C. eles ultilizavam como placas de barro para escrever e curiosamente o egípcios nesse mesmo período começou a desenvolver sua própria escrita só que ao invez de placa de barro eles criaram uma espécie de papel chamada de Papiro e passou-se os anos os seres humanos buscando incansavelmente formas mais fácies e confortáveis de se comunicar desenvolveram a Máquina de Escrever criada por Henry Mill em 1744 e foi em 1808 que Pellegrino Turri introduziu o primeiro sistema de teclado.
Em 1960 os Editores de Texto determinaram à entrada de programas e dados nós terminas de computadores, os primeiros textos feitos em computadores eram impressos por perfuração em cartões atravéz das máquinas de perfuração. Primeiro Editor de Texto é Vim.
Deixando a História de lado vamos falar sobre os Editores de Texto ou Editores de Códigos e o que é uma IDE.
O Notepad do Windows creio que seja o mais famoso junto também com o Microsoft Office porém esse editores de texto não são desenvolvidos para programar de fato que você possa escrever sim os seus códigos porém a grande diferença dos Editores de Texto para os Editores de Códigos é a função Syntax Highlight quê é o reconhecimento de um comando e a alteração da cor do texto e essa função é própria para ajudar aos programadores na leitura dos códigos.
IDE é um Editor de Códigos com um pacote completo normalmente para uma determinada Linguagem de Programação ele possui uma gama de funções para ajudar o programador em projetos mais complexos é uma vantagem e tanto e ao mesmo tempo sua maior desvantagem afinal para projetos simples é mais prático usar Editores de Códigos mais básicos, IDE é como um pacote completo para iniciantes pois ela ajuda a instalar todos os arquivos necessário para programar em determinada Linguagem de Código, mas tem algumas linguagens que se saem muito bem com um Editor de Código normal por exemplo a programação Web.
Vou deixar aqui Links dos Editores de Textos (Editor de Códigos) e suas funções.
Notepad++
É um Editor de Texto com diversas Syntax Highlight atuais, porém não tem muitos Plugins. O Notepad++ foi escrito em C++ e baseado Scintilla, em resumo é o Notepad++ é um Editor de Texto simples mais poderoso.
Vim Editor de Texto que é considerado o primeiro Editor de Texto sendo poderoso no quesito customização e vem com Syntax Highlight. Vim é ótimo para Servidores e ele possibilita você ultilizar o próprio console do sistema, mas no Windows vocês tem que instalar.ele não é recomendado para os iniciantes por ser um Editor de Texto sem "menu" então você precisa decorar muitos comandos para aprender a usá-lo.
Sublime Text é um Editor de Texto que é pago, porém você ultilizar ele em período de teste indefinido porém vem com anúncios, o maior destaque do Sublime Text é a sua Velocidade e sua enorme gama de pacotes.
Atom é o primeiro Editor de Texto totalmente Hackeavel cheio de pacotes, é Open Source e é extremamente aconselhável para quem está inciando. Ele é feito com a Tecnologia Electron.
Visual Studio Code é um Editor de Texto completo e rápido, desenvolvido pela Microsoft hoje o Visual Studio Code é o queridinho do mercado afinal a sua gama de funções e Plugins feito para auxiliar o programador a ter mais aproveitamento de trabalho uma das funções é IntelliSense que tenta prever o código que você está querendo digitar isso é extremamente útil pois não é preciso decorar tudo, além de ela se dá muito bem com o Windows, ele também oferece vários Snippets que são partes de códigos pré-fabricados que oferece uma base para contrução do seu código economizando tempo, outros editores também possuem essa função, o Visual Studio Code é o mais aconselhável para quem está começando. Ele é feito com Tecnologia Electron.
IDE ou Ambiente de Desenvolvimento Intregado e uma Ferramenta que tem sua ultilidade acelera o desenvolvimento de aplicativos dando um enorme acervo de Ferramentas para agilizar o trabalho do programador.
Visual Studio gera código para Framework.NET, suportando linguagens como Visual Basic .NET, C#, C++, J# e outras compatíveis com .NET.
Eclipse gera código Java (através de plugins, o Eclipse suporta muitas outras linguagens como Python e C / C++).
Andorid Studio -IDE oficial da Google para desenvolvimento na plataforma Android;
Framework
Electron é um framework que possibilita você criar aplicações Desktop Multiplataformas e Web ultilizando Java Script, HTML e CSS. Diversos aplicativos como Skype, Visual Studio Code e o Atom. É uma forma de desenvolvento de Software muito mais rápida.
Ionic é framework focado na criações para aplicações Móbile ultilixando Java Script, HTML e CSS.
Fontes:
Aluno: José Mateus Guimarães Santos
Bom post, bastante útil e esclarecedor, mas dentre os editores citados, haveria algum em vantagem em relação a suporte para utilização em linguagem funcional Haskell?
ResponderExcluirOlá, Vinícius! Eu uso o VS Code com um plugin do Haskell que fornece Syntax Highlight (diferenciação palavras-chave, tipos, funções e etc). Os demais provavelmente devam ter alguma coisa parecida.
Excluir